DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO
A TLSA 2023 acolherá uma sessão especial sobre Desenvolvimento Económico, organizada por Guteriano Neves, um analista de Política independente baseado em Díli. A conferência proporcionará um local importante para analistas independentes, académicos e sociedade civil apresentarem as suas pesquisas e contestarem ideias sobre desenvolvimento económico e política em Timor-Leste. Convida-se à apresentação de trabalhos para esta temática especial, que incluirá questões como:
- Abismo Fiscal e Gestão das Finanças Públicas
- Diversificação económica
- Desenvolvimento de infraestruturas
- Desenvolvimento Económico Inclusivo e Equitativo
- Corredor Petrolífero Litoral Sul
- Zonas Económicas Especiais
- Emigração de Mão de Obra e remessas dos emigrantes
- Política Comercial, Integração Económica Regional e Internacional
- Economia Política
- Desenvolvimento Rural e Agrícola
- Parcerias de Ajuda e Desenvolvimento e temas relacionados.
Para mais informações sobre esta temática contacte Guteriano Neves: guteriano@gmail.com
HISTÓRIA DA RESISTÊNCIA
Esta temática da TLSA é dedicada a explorar a continuidade da Resistência que ligava os combatentes armados nas montanhas, a Resistência clandestina nas cidades, estudantes timorenses na Indonésia e na diáspora e ativistas internacionais. Este continuum da Resistência foi o fator mais decisivo na guerra de independência de Timor-Leste. Assegurou que a luta fosse travada em múltiplas dimensões: nas montanhas, vilas e aldeias de Timor-Leste, nas cidades da Indonésia, nas Nações Unidas, em vários países do mundo e nos meios de comunicação internacionais. As armas usadas pelos combatentes não eram apenas balas, mas também artigos de jornais, palestras públicas, filmes, textos e protestos para enfraquecer o apoio internacional à ocupação da Indonésia. Para esta sessão recebem-se contribuições que explorem as múltiplas dimensões da campanha de independência.
Esta sessão especial é patrocinada pelo Centro Nacional Chega!
Entre em contato com Clinton Fernandes para obter mais informações: clinton.fernandes@adfa.edu.au
ESTUDOS DE GÉNERO EM TIMOR-LESTE
Os estudos de género são agora um campo de investigação estabelecido em Timor-Leste, conduzido por um conjunto de académicos, ativistas, profissionais de desenvolvimento e governo. Aceitam-se propostas de painéis e artigos de todos os indivíduos e organizações. Incentivamos painéis e trabalhos relacionados a qualquer aspecto dos papéis de género, relações e igualdade de género, pois a análise dessas questões é crucial para a paz, democracia e igualdade em Timor-Leste. As propostas podem incluir: questões de género ou resultados de práticas consuetudinárias, lei, justiça, saúde, educação, nutrição, agricultura, participação política, veteranos, masculinidade ou outras questões específicas que afetem mulheres, homens, meninas, meninos ou a expressão de género de várias formas e identidade sexual, incluindo famílias, comunidades e violência de género.
As conferências da TLSA oferecem um espaço seguro e secular para discussões intelectuais sobre questões sociais e políticas desafiadoras e delicadas. Os resultados das conferência incluem publicação de atas revistas por pares. Este corpo de trabalhos fornece agora um arquivo de material de pesquisa sobre Timor-Leste para uso de todos e está disponível gratuitamente no website da TLSA.
Os painéis e comunicações podem ser apresentados em tétum, indonésio, português ou inglês.
Entre em contato com Sara Niner para obter mais informações sobre esta temática especial: sara.niner@monash.edu
DESCOLONIZAR OS ESTUDOS SOBRE TIMOR-LESTE
Ao longo das últimas duas décadas, académicos timorenses começaram a discutir a necessidade de descolonizar ou “timorizar” a investigação e educação sobre Timor-Leste. Algumas das questões pertinentes incluem o domínio da perspectiva ocidental na escrita da história, descrições da cultura timorense que desconsideram questões-chave de relevância local, metodologias académicas padronizadas que tendem a ser inaplicáveis às situações timorenses, agendas de investigação definidas por institutos de pesquisa estrangeiros e agências de cooperação, práticas de citação que priorizam publicações em inglês e português em detrimento de escritos académicos em tétum, e a inacessibilidade de publicações em bibliotecas de Timor. Embora exemplos e discursos de outros países devam ser reconhecidos como fontes para os estudos sobre as comunidades timorenses, as críticas emergentes à colonialidade na produção de conhecimento são marcantes. Estas questões prementes refletem a presença crescente de investigadores timorenses e o seu dilema em contexto pós-colonial. Também há escassez de inovações institucionais, metodológicas, teóricas e conceptuais para enfrentar tais desafios. O organizador do tema ‘Descolonizar o Estudos sobre Timor-Leste’ convida académicos, investigadores e professores a promoverem tais discussões nos estudos de e sobre Timor-Leste e a produzirem artigos que reflitam sobre estas questões e práticas académicas que sejam mais relevantes e significativas para os povos timorenses e comunidades. O escopo da linha temática inclui os problemas seguintes:
- A possibilidade de desenvolver escolas de pensamento timorenses autónomas em Timor-Leste.
- Problemas emergentes de discussões académicas em tétum e outras línguas timorenses.
- Idenficação da natureza da colonialidade, constrangimentos e dependência académica em Timor-Leste.
- Identificação de problemas existentes na produção global de conhecimento sobre Timor-Leste.
- Ideias de renovação institucional para incentivar a pesquisa independente de instituições timorenses.
- Problemas metodológicos e epistemológicos relativos ao estudo das comunidades e da história timorenses.
- Compromisso com o discurso social e histórico que envolve o desenvolvimento de conceitos, categorias e agendas de investigação relevantes para as condições locais/regionais.
- Reconsideração/reconstrução de discursos alternativos de Timor e de outros países/regiões como fontes de ideias para a escrita das ciências sociais e da história em Timor-Leste.
Esta sessão especial é patrocinada pela Iniciativa de Estudos de Timor-Leste (TLSI) e AAS/SIDA
Entre em contato com Kisho Tsuchiya para obter mais informações sobre esta temática: kishotsuchiya@cseas.kyoto-u.ac.jp
DIREITOS HUMANOS E DEMOCRATIZAÇÃO
Direitos humanos e democracia são dois lados da mesma moeda. Os dois componentes são críticos para o desenvolvimento sustentável e paz duradoura. Um país com valores democráticos deve defender não apenas os direitos civis e políticos, mas também outros importantes, como direitos sociais, económicos e culturais. A Constituição de Timor-Leste defende os direitos humanos e a democracia como fundamento do Estado. Ao longo do seu processo de democratização, e apesar de o seu índice de democracia ser o mais alto do Sudeste Asiático, o país ainda não atendeu a muitos direitos críticos de seus cidadãos. Esta temática convida à apresentação de contribuições sobre estas questões s a serem apresentadas na conferência TLSA de 2023, incluindo, entre outros, os seguintes subtemas:
- Tendências dos direitos humanos em Timor-Leste,
- Mulheres e direitos humanos em Timor-Leste,
- Direitos das pessoas com deficiência em Timor-Leste,
- Direitos da Criança em Timor-Leste,
- Participação política e democracia em Timor-Leste,
- Participação política das mulheres e democracia em Timor-Leste.
Entre em contato com Bernardo Leto para mais informações: cashyleto@gmail.com
QUESTÕES LGBTQI+ EM TIMOR-LESTE
Timor-Leste tem sido paradoxal em relação aos direitos e questões LGBT: por um lado, houve marchas de orgulho gay e reconhecimento dos direitos dos gays, mas ainda há homofobia dentro e fora das famílias. No entanto, como o reconhecimento e a inclusão dos direitos LGBT muitas vezes exigem o Estado como defensor e protetor dos direitos, a natureza heterossexual do Estado foi normalizada. Além disso, ao perpetuar as dicotomias de heterossexualidade/homossexualidade no discurso dos direitos, uma variedade de sujeitos sexuados e sexualizados são despolitizados, e como eles se mapeiam nas arenas políticas nacionais e internacionais torna-se inquestionável. Ao questionar as dicotomias (normal-anormal, homossexual/heterossexual) subjacentes aos discursos e práticas políticas, esperamos desafiar o que é dado como certo, naturalizado e normalizado, e ampliar a compreensão e conhecimento sobre questões trans, inter, cross e pan de género, sexuados e sexualizados, bem como as suas experiências, muitas vezes mediadas interseccionalmente por raça, idade e classe, etc. A temática LGBTQI deseja permitir que os participantes tenham oportunidades de desaprender discursos e suposições dominantes sobre assuntos queer e práticas queer predominantes nos estudos timorenses e política de Timor-Leste. Além disso, através do diálogo e debates públicos, os participantes serão capazes de começar a refletir e discutir as possibilidades e limitações queer dentro das ordens e instituições políticas de Timor-Leste, bem como os limites disciplinares dos estudos timorenses.
Entre em contato com Li-Li Chen para obter mais informações: lilichen5@gmail.com
ESTUDOS DE PAZ EM TIMOR-LESTE
A paz positiva e a paz negativa são conceitos-chave nos estudos de paz e de conflitos. Estas ideias são significativas em análises sobre segurança humana e ecológica e sustentam práticas no sentido de uma paz sustentável. Tal como o preâmbulo da constituição da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) afirmou há mais de 75 anos:
“uma paz baseada exclusivamente nos acordos políticos e económicos dos governos não seria uma paz que pudesse assegurar um apoio unânime, duradouro e sincero dos povos do mundo … [pelo que] a paz deve, portanto, basear-se na solidariedade intelectual e moral da espécie [humana].” (Nações Unidas 1946: 1).
Esta temática convida a contribuições que explorem tais conceitos a serem apresentadas na conferência TLSA 2023, incluindo mas não se limitando aos seguintes subtemas:
- Paz e ecologia em Timor-Leste
- As mulheres e a paz em Timor-Leste,
- Juventude e paz em Timor-Leste,
- Construção da paz a nível local em Timor-Leste,
- Paz e participação política em Timor-Leste,
- Liderança regional rumo à paz,
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), segurança humana e paz,
- Paz através do turismo em Timor-Leste,
- Meios de comunicação e conflito em Timor-Leste,
- Não-violência e mudança social,
- Estudos sobre paz e conflitos: novas investigações.
Contacte Lynda Blanchard para mais informações sobre esta temática: lyndablanchard99@gmail.com